quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sinestesia

Cada dia mais o cheiro dessa cidade impregna em meu nariz e eu tenho a certeza de que não sairá tão fácil. Mesmo às vésperas de partir, abro a porta da casa e deixo entrar os invisíveis aromas das laranjas misturado com fumaça de locomotiva. O barulho da máquina, ainda que distante, relembra os dias que passei ali em plena madrugada calorenta, do lado de fora da casa observando as poucas estrelas no céu. Em dias de chuva dá pra ver melhor, por conta da fiação ruim nas ruas que não sustenta as luzes nos postes e revela por trás de seu manto urbano uma paisagem natural, bela em todos os sentidos. Suspiro, lembrando também das noites em que, ao invés das estrelas, minha companhia era um cigarro ou um caderno velho cheio de anotações. Os olhos vermelhos denunciam que também tive algumas tristezas por ali, naquele mesmo lugar. As estrelas e as lágrimas dividindo o quartinho apertado das emoções. 

Um dia, os vizinhos me convidaram para um churrasco na calçada. Sambinha, caipirinha e carne a vontade, tudo na conta deles já que eu era novo. Aceitei sorridente, ainda que com enrustida timidez. Conversamos e bebemos sob o sol escaldante desta cidade. O cheiro ali, era de liberdade. A sensação, felicidade. No meio deles, dessa nova vizinhança, um grande sorriso com gosto de laranja e um olhar, com as cores do mar em degradê, não sei porque, se fixaram em mim. Meus olhos enegrecidos pela imensidão do tempo dentro de mim, também mudaram de cor. Engraçado, ela cheirava perfume caro, mas tinha o gosto salgado, suave no tato. Cada milímetro daquela pele branca feito a neve, me fizeram derreter em sais de banho no calor vulcânico da cidade e dos nossos corações. Hoje, quando voo alto olhando pro céu, eu me lembro do cheiro laranja da liberdade, dos olhos oceânicos dessa felicidade nova, da boca dos desejos avermelhados e da pele branca que me deixou assim, falando em cores de novo.

10 comentários:

  1. finalmente um forasteiro que aprecia o cheirinho de laranja da minha terra =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é engraçado.. sentir o cheiro de laranja por aqui é saber quando o vento muda de direção.. no ar.. na vida..

      Excluir
    2. é bem isso...
      meu cérebro associa o cheiro de laranja com conforto.

      Excluir
  2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pai_Nosso

    diário, (gr: ἐπιούσιος/trans: epiousios), é obscuro. A palavra é quase uma hapax legomena,

    Etimologicamente epiousios parece estar relacionado com as palavras gregas epi, significando sobre, acima, em, contra e ousia, que significa substância. É traduzida como supersubstantialem na Vulgata (Mateus 6:11)

    Epiousios também pode ser entendida como a existência, ou seja, o pão que foi fundamental para a sobrevivência

    http://en.wikipedia.org/wiki/Transubstantiation

    ResponderExcluir
  3. Logo, logo você passará sentir falta do barulhinho do trem e do cheirinho de laranja quando sair da cidade. O calor insuportável se torna o aconchego de chegar em casa... e sim...você perceberá que a cidade também te engoliu!

    ResponderExcluir