sexta-feira, 17 de julho de 2009

Beckett

"
...

VLADIMIR
Você já leu a Bíblia?

ESTRAGON
A Bíblia...? (Pensa) Devo ter passado os olhos.

VLADIMIR
Lembra dos Evangelhos?

ESTRAGON
Lembro dos mapas da Terra Santa. Coloridos. Bem bonitos. O mar Morto de um azul bem claro. Dava sede só de olhar. É para lá que vamos, eu dizia, é para lá que vamos na lua-de-mel. E como nadaremos. E como seremos felizes.

VLADIMIR
Você devia ter sido poeta.

ESTRAGON
E fui. (Indicando os farrapos com um gesto) Não está na cara?

*Silêncio*

VLADIMIR
Onde é que eu estava? E seu pé, que tal?

ESTRAGON
Inchado.

VLADIMIR
Ah, é, os dois ladrões. Você lembra da história?

ESTRAGON
Não.

VLADIMIR
Quer que eu conte?

ESTRAGON
Não.

VLADIMIR
Ajuda a passar o tempo. (Pausa) Dois ladrões, crucificados lado a lado com nosso Salvador. Um deles...

ESTRAGON
Nosso quê?

VLADIMIR
Nosso Salvador. Dois ladrões. Dizem que um deles se salvou e o outro... (Busca o contrário de "salvar-se") se perdeu.

ESTRAGON
Salvou do quê?

VLADIMIR
Do inferno.

ESTRAGON
Vou embora. (Não se move)

VLADIMIR
E no entanto... (Pausa) Como é que... não estou chateando, estou?

ESTRAGON
Não estou ouvindo.

VLADIMIR
Como é possível que, dos quatro evangelistas, só um fale em ladrão salvo? Todos os quatro estavam lá - ou por perto - e apenas um fala em ladrão salvo. (Pausa) Vamos lá, Gogô, minha deixa, não custa, uma vez em mil...

ESTRAGON
Estou ouvindo.

VLADIMIR
Um em quatro. Dos outros três, dois nem falam disso e o terceiro diz que eles o xingaram, os dois.

ESTRAGON
Quem?

VLADIMIR
O quê?

ESTRAGON
Que confusão! (Pausa) Xingaram quem?

VLADIMIR
O Salvador.

ESTRAGON
Por quê?

VLADIMIR
Porque não quis salvá-los.

ESTRAGON
Do inferno?

VLADIMIR
Não, tonto. Da morte.

ESTRAGON
E daí?

VLADIMIR
Então os dois devem ter ido pro inferno.

ESTRAGON
E então?

VLADIMIR
Mas um dos quatro diz que um foi salvo.

ESTRAGON
E daí? Não chegaram a um acordo e pronto.

VLADIMIR
Todos os quatro estavam lá. E só um fala em ladrão salvo. Por que acrditar nele e não nos outros?

ESTRAGON
Quem acredita nele?

VLADIMIR
Todo mundo. Foi a versão que vingou.

ESTRAGON
O povo é de uma burrice."

Esperando Godot - Samuel Beckett

Nenhum comentário:

Postar um comentário