terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sobre ler e escrever

Tenho lido algumas coisas interessantes. Muitas, aliás. Mesmo que a minha leitura seja lenta e meu vocabulário precário, tenho me esforçado a ler compulsivamente, a fazer da leitura um hábito diário e prazeroso. Não que já não fosse prazeroso, mas minha visão deturpada enxergava a leitura como uma perda de tempo. Isso quando eu só pensava em ler mas não começava, porque se resolvia abrir o livro e dava inicio ao ato não parava mais. O fato é que tem funcionado. Todo dia leio algo. Nem que seja uma página de um livro qualquer. Tem dias que não me animo muito e acabo lendo pela obrigação que me impus, mas tem dias que a leitura me consome mais do que eu a ela e nos divertimos juntos até as últimas páginas.

Você pode pensar: "pra quê tanta leitura?". E eu respondo que, para escrever da maneira que eu gostaria realmente, sinto a necessidade de ler um livro por semana, pelo menos. Meu corpo e mente não conseguem se convencer de que eu posso sair escrevendo sem conhecer muito bem a leitura. Mesmo assim eu escrevo, afinal de contas tenho este blog, não é? Mas isso não significa que estou feliz ou satisfeito com a minha escrita. Se vejo meu vocabulário precário para ler, imagine para escrever. Portanto preciso ler mais e mais e, enfim, me sentir capaz de escrever. Por enquanto, às vezes, ainda sinto vergonha das coisas que escrevo, mas incentivado por amigos e família continuo escrevendo. Quem sabe um dia eu fico bom na coisa.

Pensando nisso, e em função das pessoas que me apoiam (gostando ou não da minha leitura), resolvi que vou escrever algo todos os dias. Devo deixar claro que não se pode esperar muito deste jovem de 22 anos que faz faculdade de engenharia (e não gosta) e se arrisca nos palcos de teatros amadores. Meu lado artístico ainda está enforcado pelas correntes preconceituosas de minha infância. Quando fazer teatro poderia corromper minha sexualidade. Dança então nem se fale. Triste lembrar que agenda era coisa para menininhas. Eu que sempre tive tanto pra escrever. Ter poucos amigos e aprender preconceitos na infância me fez assim, um pouco reprimido artísticamente, mas pretendo mudar isso.

Decidido então, considero este o meu primeiro texto da promessa de escrever todos os dias. Vou fazer deste blog o diário que não tive. Vou escrever aqui minhas fantasias, meus sonhos, a vida que eu queria viver e a que quero para o futuro. Às vezes vou escrever histórias minhas também, mas não pretendo deixar isso claro. Quem me conhece saberá e, quem não me conhece, entenderá. Espero que todos vocês (muitos ou poucos) que lêem este blog gostem das mudanças daqui pra frente. Gostando ou não, o link "comentário" está aqui pra isso. Comentem. Me elogiem e me critiquem. Só não deixem de falar. Assim como eu resolvi ler mais e escrever mais, encorajo que façam o mesmo. A vida simplesmente melhora.

2 comentários:

  1. Eu dou todo e o maior apoio! Ler é mesmo bom pra escrever porque além de melhorar a escrita aguça a criatividade. É uma vaca de dois legumes (não vale trocadalhos)

    ResponderExcluir
  2. ler! ler! ler! mesmo que demore eraas! (no meu caso, hahaha)

    "ela" te respondeu!

    beijos!

    ResponderExcluir