quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Pe. Agostinho

Morreu o padre na cidadezinha.
-Ai minha nossinhora!

Toda a cidade ficou comovida. No mesmo dia, trataram de embalar o corpo em caixão de vidro, pra passagem ser mais fácil talvez, e montaram o padre no caminhão.

À frente, o caminhão dos bombeiros tratando de avisar toda a cidade que estava passando. Buzinava sem parar, parecia até que tinha incêndio em algum lugar. Atrás, carros e ônibus lotados fazendo passeata.
-O que é isso que tá acontecendo?
-Foi o padre que morreu.
-Que padre?
-O padre Agostinho.
-Ah! Pensei que fosse incêndio.

Na ordem então estavam: os bombeiros, o corpo virado pro céu em seu caixão de vidro em cima do caminhão rodeado de bexigas amarelas e brancas - e não estamos falando do padre baloeiro - e por fim, os carros da passeata com os fiéis fazendo festa para o homem santo.

Por onde passava era a mesma coisa, os bombeiros a buzinar, os fiéis a gritar e o morto a continuar morto sem saber da festa que se passava ao redor, tudo para ele que ficou ali, a tarde inteira, sendo exibido a toda a cidade em seu caixão de vidro (blindado?) pra que todos pudessem ver o velho mesmo que não quisessem.
-Mamãe, o que é aquilo?
-É o padre.
-Ah.
...
-Mamãe, por que é que o padre tá dentro do vidro?
-Ele está dormindo filho.
-Mas com esse sol na cara dele? Como? Por que tiraram ele de casa e tão andando com ele por ai?
-Bom filho. Ele está dormindo pra sempre. Foi encontrar papai do céu.
-Uaaai. E precisava ficar andando com ele por ai assim? Desce jeito ele vai acordar com essa barulheira todo e esse sol na cara e nem vai conseguir falar com papai do céu direito.
-Filho, ele está morto, entendeu? Não vai acordar.
...
-Mamãe?
-O quê?
-Posso dormir no seu quarto esta noite?

O corpo seguiu viagem até chegar ao cemitério - que fica ao lado da igreja, mas só Deus, O próprio, saberia dizer porque andaram pela cidade inteira para voltar ali naquele ritual tão morbido de sepultura. O que impora no final das contas é que o padre chegou ao seu destino moreno, depois de tantos anos sem quase sair de dentro do monastério, não resistiu ao sol e pegou cor.
-Esse é o padre Agostinho?
-Claro, foi ao enterro dele que viemos, não foi Maria?
-Mas assim, pretinho?
-É ele mesmo, mulher. Agora fica quieta.
-Mas não to entendendo amiga. Ele não era pretinho assim na missa não.
-Deve ter ido à praia antes de morrer, Maria. Não ta vendo... O Homi deve ter mandado um aviso pra ele lá de cima que a vida dele ia acabar ai ele foi pra praia passar os últimos dias.
-Ele devia ter ido é arrumar uma mulher, depois de tantos anos na santidade e com aviso prévio ainda, não tinha mais como ir pro outro lado, podia aproveitar o último dia como quisesse o coitado, ele merecia... Um homi tão santo.
-Afe! Maria!
-Cheia de graça, senhor é convosco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário